sábado, 28 de novembro de 2009

Feira da Diversidade Cultural


TRABALHOS DE ARTE
PROFESSORAS: LINÉIA, MARILZA E NEIDE

Paródias contra a Dengue

Paródias contra a Dengue apresentadas pelos alunos durante a Feira da Diversidade Cultural realizada em 20 de Novembro de 2009.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO

Durante a Semana Nacional do Trânsito em Dourados, a escola Ramona da Silva Pedroso desenvolveu várias atividades, que culminou com a participação na exposição de trabalhos sobre o trânsito, realizada no dia 22 de setembro no Parque dos Ipês. Estiveram presentes, juntamente com os alunos, a coordenadora Geiza e as professoras Aurineide e Marilza.


segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Projeto Alfabetização:Ampliando Saberes com a Leitura e a Escrita

PROJETO DESENVOLVIDO PELA PROFESSORA MARIA ESTULANO (CIDINHA) COM OS ALUNOS DO 1º ANO B VESPERTINO.

PROJETO ALÉM DAS PALAVRAS

SONS DO ALFABETO


quinta-feira, 30 de julho de 2009

domingo, 26 de julho de 2009

PROJETO IDENTIDADE

Percebemos no transcorrer do projeto Identidade, a importância e a relevância deste tema para formação do aluno enquanto pessoa e cidadão. Algumas metodologias e objetivos estabelecidos no pré-projeto foram substituídas e direcionadas às necessidades mais imediatas, sugeridas pelos próprios alunos por meio de suas falas ou atitudes, o que contribuiu para um resultado satisfatório e visível no processo de aprendizagem dos nossos alunos.
Durante a realização deste projeto podemos perceber que os alunos se tornaram mais sensíveis, comunicativos e afetivos consigo mesmo e com os outros. Demonstraram interesse em conhecer a sua própria história e ficavam empolgados a cada nova descoberta. Entre os pontos relevantes desse projeto podemos destacar: A caminhada realizada até o hospital Evangélico, A confecção da maquete, a interpretação da certidão de nascimento e a utilização dos fantoches com suas próprias fotos. Algumas colocações feitas pelos alunos como: Puxa! Não sabia que meu sobrenome era assim... Professora, não sabia que o pai da minha mãe tinha esse nome eu só sabia o nome do outro vô...Olha professora ele nasceu na mesma hora minha e no mesmo hospital também... Eu não quero olhar no espelho, sou muito feio... o olho dele é preto porque ele é todo preto... Essas falas foram fundamentais, pois, propiciaram a discussão e a reformulação de conceitos e preconceitos.
As atividades desenvolvidas neste projeto favoreceram a reflexão e a verbalização de sentimentos de forma expressiva, dando-nos a oportunidade do diálogo e da orientação enquanto profissionais da educação, o que nos leva a afirmar que este projeto contribuiu de forma significativa para o auto conhecimento dos nossos alunos e a compreensão de que eles só poderão amar e respeitar ao seu próximo se aprenderem a amar e a respeitar primeiramente a si mesmos e este é um processo que não pode ser limitado a um projeto e sim deve ser incutido na vida dos nossos alunos durante todo o ano.
Professora Ana da Silva Costa de Araújo

domingo, 19 de julho de 2009

QUEIMADAS! NÃO DEIXE ESSA HISTÓRIA COMEÇAR.

OS ALUNOS DA ESCOLA RAMONA, PARTICIPARAM DA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DAS QUEIMADAS, PROMOVIDA PELA ELETROSUL CENTRAIS ELÉTRICAS S.A. A CAMPANHA ALERTA A POPULAÇÃO ACERCA DOS PERIGOS E MALES CAUSADOS PELAS QUEIMADAS E ESPERA-SE QUE, COM A COLABORAÇÃO DE TODOS, POSSAMOS COMBATER AS QUEIMADAS E MINIMIZAR PREJUÍZOS A TODA A COMUNIDADE.


quarta-feira, 27 de maio de 2009

quarta-feira, 20 de maio de 2009

PROJETO SEMEAR

Este projeto iniciou de forma tímida e com o passar do tempo foi crescendo e se tornando cada vez mais significativo, tanto para a professora quanto para os alunos.
As falas dos alunos durante desenrolar desse projeto foram fundamentais para o seu sucesso, pois através delas novas metodologias foram aplicadas e o interesse em aprender aumentava cada vez mais.
O apoio da coordenação da direção doa demais funcionários, foram relevantes para efetivação desse projeto. Muitas descobertas foram realizadas, como por exemplo: várias pessoas que trabalhavam há muitos anos na escola desconheciam a diversidade de árvores frutíferas que ali existiam e passaram a observá-las mais.
Os alunos se tornaram mais sensíveis e observadores, levantando questionamentos e colocações interessantes como:
_ Professora é verdade que as plantas têm sentimentos como a gente?
_Vixi! Nós também vamos morrer como as plantas morrem?
_ AH! Eu já descobri onde fica a boca, o pulmão, o coração e o cérebro da árvore...
_ Sabia que com o temporal caiu uma árvore bem grande lá perto da minha casa?
Até perguntas sobre sexo e reprodução humana surgiu no desenrolar deste projeto. Sentimentos vieram à tona e podemos detectar problemas emocionais que estavam guardados e que foram colocados para fora por meio de desenhos e desabafos.
A relação feita entre as sementes que podemos plantar no coração e as sementes que podemos plantar no chão e as experiências cientificas realizadas, foram pontos culminantes deste projeto, onde podemos perceber a sensibilidade dos alunos em querer colocar em prática na própria vida essas virtudes, estabelecendo comparações significativas. Essa atividade levou os alunos à reflexão e a verbalização de sentimentos de forma expressiva, dando-nos a oportunidade do diálogo e da orientação enquanto profissionais da educação, o que nos leva a afirmar que o nosso principal objetivo foi alcançado: Educar para a vida.
Pretendemos assim, dar continuidade a este trabalho, pois ainda temos muito que explorar dentro do nosso ambiente escolar como, por exemplo: confeccionar com os alunos placas para identificar as árvores frutíferas, fazer uma pequena horta de cheiro verde (para ser usado na merenda escolar), fazer um canteiro de plantas medicinais e catalogar as plantas ornamentais.

Professora: Ana da Silva Costa de Araújo



sábado, 16 de maio de 2009

HOMENAGEM AS MÃES




Apresentação - Sala de Recurso


sexta-feira, 1 de maio de 2009

A Páscoa com toda certeza é a maior de todas as festas cristãs, pois ela é o centro e ápice da fé. È fonte de vida, que leva à renovação e transformação de cada um. Momento de sair do egoísmo, que impede a prática da caridade e do amor.
Pensando desta forma a Escola Ramona, comemorou no dia oito de março a Páscoa com todos os alunos da Escola.
A palavra PÁSCOA significa “passagem”, tanto para os judeus quanto para os Cristãos. No sentido Judaico, a Páscoa (Êxodo 12:18, 19: 13: 3-10) é a comemoração da saída do povo de Israel da escravidão do Egito. Começa no décimo quarto dia, á tarde, isto é, no princípio do décimo quinto dia de Abide ou Nisã, com a refeição sacrificial, quando um cordeiro ou um cabrito inteiro era assado e comido pelos membros da família com ervas amargas e pães ázimos (sem fermento). Nessa ocasião o chefe da família contava a história da redenção do Egito. Os sacrifícios significavam expiação e dedicação; as ervas amargas faziam lembrar a amargura da servidão egípcia; os pães ázimos simbolizavam a pureza (Lev. 2: 11).
A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo que, segundo a bíblia, teria ocorrido três dias depois da sua crucificação.
Ela é a principal festa do ano litúrgico cristão e, provavelmente, uma das mais antigas, pois surgiu nos primeiros anos do cristianismo.
Esta passagem bíblica foi dramatizada pela professora Ana e seus alunos da sala de recurso, para que os alunos conhecessem o verdadeiro significado da PÁSCOA.







PÁSCOA

terça-feira, 21 de abril de 2009

PROJETOS DE APRENDIZAGEM

Durante o ano letivo de 2009 a Escola Ramona da Silva Pedroso desenvolverá os seguintes projetos de aprendizagem, distribuídos no Ensino Fundamental e Médio.
Ø Trânsito
Ø Meio Ambiente
Ø Afrodescendente e Indígena
Ø Mato Grosso do Sul
Ø Dengue
Acreditamos que trabalhar com projetos de aprendizagem significa dar ao aluno a oportunidade de aprender a fazer planejamentos com o propósito de transformar uma idéia em realidade. Significa, ainda, ensinar formas de elaborar objetivos, avaliar e corrigir erros de processo ou mesmo de planejamento. Alunos que planejam e implementam projetos aprendem a analisar dados, considerar situações e tomar decisões.
A aprendizagem através de projetos possibilita aos alunos o prazer das descobertas e torna a escola mais atraente.


sábado, 18 de abril de 2009

MUDE

MUDE
Edson Marques

Mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade.
Sente-se em outra cadeira, no outro lado da mesa.
Mais tarde, mude de mesa.
Quando sair, procure andar pelo outro lado da rua.
Depois, mude de caminho, ande por outras ruas, calmamente, observando com atenção os lugares por onde você passa. Tome outros ônibus.
Mude por uns tempos o estilo das roupas. Dê os teus sapatos velhos.
Procure andar descalço alguns dias.
Tire uma tarde inteira para passear livremente na praia, ou no parque,
e ouvir o canto dos passarinhos.
Veja o mundo de outras perspectivas.
Abra e feche as gavetas e portas com a mão esquerda.
Assista a outros programas de tv, compre outros jornais...
Leia outros livros, viva outros romances.
Não faça do hábito um estilo de vida.
Ame a novidade. Durma mais tarde. Durma mais cedo.
Aprenda uma palavra nova por dia numa outra língua.
Corrija a postura.
Coma um pouco menos, escolha comidas diferentes, novos temperos, novas cores, novas delícias. Tente o novo todo dia.
O novo lado, o novo método, o novo sabor, o novo jeito, o novo prazer, o novo amor.
A nova vida.
Tente.
Busque novos amigos. Tente novos amores. Faça novas relações.
Almoce em outros locais, vá a outros restaurantes, tome outro tipo de bebida,
compre pão em outra padaria. Almoce mais cedo, jante mais tarde ou vice-versa.
Escolha outro mercado, outra marca de sabonete, outro creme dental...
Tome banho em novos horários.
Use canetas de outras cores.
Vá passear em outros lugares.
Ame muito, cada vez mais. De modos diferentes.
Troque de bolsa, de carteira, de malas.
Compre novos óculos, escreva outras poesias.
Jogue fora os velhos relógios, quebre delicadamente esses horrorosos despertadores.
Vá a outros cinemas, outros cabeleireiros, outros teatros.
Mude.
Lembre-se de que a vida é uma só.
Arrume um outro emprego, uma nova ocupação.
Se você não encontrar razões para ser livre, invente-as.
Seja criativo.
Experimente coisas novas.
Troque novamente.
Mude, de novo.
Experimente outra vez.
Você certamente conhecerá coisas melhores e coisas piores, mas não é isso o que importa.
O mais importante é a mudança, o movimento, o dinamismo, a energia.
Só o que está morto não muda!
http://rjcris.blogspot.com/