quarta-feira, 20 de maio de 2009

PROJETO SEMEAR

Este projeto iniciou de forma tímida e com o passar do tempo foi crescendo e se tornando cada vez mais significativo, tanto para a professora quanto para os alunos.
As falas dos alunos durante desenrolar desse projeto foram fundamentais para o seu sucesso, pois através delas novas metodologias foram aplicadas e o interesse em aprender aumentava cada vez mais.
O apoio da coordenação da direção doa demais funcionários, foram relevantes para efetivação desse projeto. Muitas descobertas foram realizadas, como por exemplo: várias pessoas que trabalhavam há muitos anos na escola desconheciam a diversidade de árvores frutíferas que ali existiam e passaram a observá-las mais.
Os alunos se tornaram mais sensíveis e observadores, levantando questionamentos e colocações interessantes como:
_ Professora é verdade que as plantas têm sentimentos como a gente?
_Vixi! Nós também vamos morrer como as plantas morrem?
_ AH! Eu já descobri onde fica a boca, o pulmão, o coração e o cérebro da árvore...
_ Sabia que com o temporal caiu uma árvore bem grande lá perto da minha casa?
Até perguntas sobre sexo e reprodução humana surgiu no desenrolar deste projeto. Sentimentos vieram à tona e podemos detectar problemas emocionais que estavam guardados e que foram colocados para fora por meio de desenhos e desabafos.
A relação feita entre as sementes que podemos plantar no coração e as sementes que podemos plantar no chão e as experiências cientificas realizadas, foram pontos culminantes deste projeto, onde podemos perceber a sensibilidade dos alunos em querer colocar em prática na própria vida essas virtudes, estabelecendo comparações significativas. Essa atividade levou os alunos à reflexão e a verbalização de sentimentos de forma expressiva, dando-nos a oportunidade do diálogo e da orientação enquanto profissionais da educação, o que nos leva a afirmar que o nosso principal objetivo foi alcançado: Educar para a vida.
Pretendemos assim, dar continuidade a este trabalho, pois ainda temos muito que explorar dentro do nosso ambiente escolar como, por exemplo: confeccionar com os alunos placas para identificar as árvores frutíferas, fazer uma pequena horta de cheiro verde (para ser usado na merenda escolar), fazer um canteiro de plantas medicinais e catalogar as plantas ornamentais.

Professora: Ana da Silva Costa de Araújo



Nenhum comentário:

Postar um comentário